Acesso a publicações electrónicas

Este serviço permite o acesso remoto a um conjunto de publicações electrónicas subscritas pela FCT/UNL, entre as quais a Biblioteca do Conhecimento Online.

Biblioteca do Conhecimento Online (b-on)A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente às instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de mais de 22.000 periódicos científicos internacionais e 18.000 ebooks de 19 fornecedores de conteúdos, através de assinaturas negociadas a nível nacional.

Esta biblioteca começou a ser planeada em 1999, altura em que na programação do Quadro Comunitário de Apoio foi referida por "Biblioteca Nacional de C e T em Rede". Em 2000, o OCT – Observatório das Ciências e Tecnologias procedeu a um levantamento exaustivo das assinaturas de revistas científicas de todas as instituições portuguesas para preparar as negociações com as editoras, em 2001 foi disponibilizada a importante ferramenta de bibliografia científica Web of Knowledge , do Instituto de Informação Científica de Filadélfia, que permitiu o acesso a títulos, resumos e informação de citações e impactos de cerca de 8.500 revistas, incluindo registos desde 1945. Também em 2001 foi iniciada pelo OCT a negociação com as principais editoras. 

A disponibilização dos textos integrais das primeiras 3.500 publicações, de 6 editoras, foi assegurada em Março de 2004. Em 2005 a biblioteca passou a disponibilizar os textos integrais de mais de 16.750 publicações.

fonte: site oficial da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on)

Para aceder à Biblioteca do Conhecimento, a partir do exterior do campus, é necessário proceder à configuração do seu browser. Após a configuração, apenas terá de fornecer as suas credenciais do sistema de autenticação central da FCT/UNL.

Métodos de configuração disponíveis:

 

Se a sua ligação é do tipo ADSL, ou utiliza um tipo de acesso 3G, em que o modem de acesso está ligado directamente ao seu computador, necessita efectuar os passos definidos aqui.