Email

O email é uma das formas de comunicação mais utilizadas em todo o mundo. Na FCT, a Divisão de Infraestruturas Informáticas é responsável pela disponibilização deste serviço aos seus utentes, existindo uma oferta diferenciada para:

 

Tratando-se de um serviço baseado na solução disponibilizada pela Google para instituições de educação, aconselhamos a consulta da informação disponibilizada para apoio à sua utilização:

 

Cuidados a ter com o correio eletrónico

Regras gerais de funcionamento e acesso às contas de correio eletrónico fornecidas pela Faculdade:

  1. Existem dois domínios de correio eletrónico na Faculdade, que permitem diferentes níveis de serviço distintos: um domínio destinado a contas institucionais associadas a cargos ou sectores da Faculdade, funcionários e colaboradores com vínculo à Faculdade, denominado por @fct.unl.pt; um domínio destinado a estudantes, outros colaboradores, projetos e eventos organizados por funcionários ou colaboradores da Faculdade, denominado @campus.fct.unl.pt;
  2. O acesso a estas contas, bem como o procedimento para a sua criação e eliminação é como estabelecido nos anexos A e B;
  3. As contas de correio eletrónico fornecidas pela Faculdade de acordo com o estabelecido no despacho 51/2011, passarão a ser o  único meio de comunicação por correio eletrónico com todas as pessoas (estudantes, funcionários docentes e não docentes e colaboradores) da Faculdade, sendo da sua responsabilidade a leitura assídua das mensagens na conta;
  4. É responsabilidade dos detentores de cargos e responsáveis de sectores da Faculdade, a leitura assídua das mensagens nas contas correspondentes.

Além das regras aqui estabelecidas, o serviço de correio eletrónico está sujeito a uma política de uso, que pode ser consultada no sítio da Divisão de Infraestruturas Informáticas da Faculdade, e com a qual os utilizadores do serviço se comprometem ao usarem o serviço.

Anexo A - Criação e eliminação de contas de correio eletrónico

Todas as contas associadas a estudantes, funcionários docentes e não docente e colaboradores da Faculdade deverão ser caracterizadas por um endereço com base no nome da própria pessoa.

Estudantes

  • (e1) - Todos os estudantes da Faculdade têm, desde o momento da sua primeira matrícula, uma conta no domínio @campus.fct.unl.pt;
  • (e2) - A conta manter-se-á automaticamente ativa.

Funcionários

  • (f1) - Todos os funcionários têm desde o momento de assinatura do contrato, uma conta no domínio @fct.unl.pt;
  • (f2) - A conta manter-se-á ativa até um ano após cessação da condição de funcionário.

Funcionários aposentados

  • (a1) - Todos funcionários aposentados com contrato com a Faculdade no âmbito do despacho 13/2011 têm uma conta no domínio @fct.unl.pt;
  • (a2) - Os restantes funcionários aposentados podem, se o desejarem, ter uma conta no domínio @fct.unl.pt, devendo para tal solicitar de 2 em 2 anos a manutenção da conta através de formulário próprio fornecido no sítio da Divisão de Infraestruturas Informáticas.

Bolseiros não estudantes

  • (b1) - Os bolseiros da Faculdade, ou financiados por outras entidades desde que tenham a Faculdade como unidade de acolhimento, com bolsa que não seja uma bolsa de estudo, têm uma conta no domínio @fct.unl.pt;
  • (b2) - No caso de bolseiros da Faculdade, a ativação da conta é feita no início do contrato;
  • (b3) - Para os restantes bolseiros, a ativação da conta é feita por solicitação conjunta do próprio e do responsável do sector da Faculdade ao qual o bolseiro ficará associado, feita através de formulário próprio, fornecido no sítio da Divisão de Infraestruturas Informáticas;
  • (b4) - Em ambos os casos, a conta mantem-se ativa até 6 meses após o termo do contrato da bolsa.

Outros colaboradores

  • (c1) - Outros colaboradores da Faculdade podem ter conta no domínio @campus.fct.unl.pt, desde que o responsável de um dos sectores da Faculdade o solicite (através de formulário próprio, fornecido no sítio da Divisão de Infraestruturas Informáticas);
  • (c2) - O pedido deve indicar a data de fim de fornecimento do serviço, que não pode exceder 2 anos após o seu início, podendo ser renovável.

ANEXO B - Criação e eliminação de contas de correio eletrónico de eventos e projetos

  • (ev1) - Podem ser fornecidas contas no domínio @campus.fct.unl.pt, associadas a eventos e projetos organizados por pessoas da Faculdade;
  • (ev2) - O pedido para abertura de contas associadas a eventos é feito através de formulário próprio, fornecido no sítio da Divisão de Infraestruturas Informáticas, que deve conter parecer do responsável de um departamento ou serviço da Faculdade;
  • (ev3) - O pedido deve indicar a data de fim de fornecimento do serviço, que não pode exceder 2 anos após o seu início.