VPN

VPNO serviço de acesso remoto via VPN  visa permitir o acesso seguro à rede da FCT/UNL aos membros da comunidade académica, independentemente do local onde se encontrem, interno ou externo à faculdade.

O termo VPN refere-se a uma rede privada virtual (Virtual Private Networking) à qual os utilizadores remotos se podem ligar, passando a fazer parte integrante dessa rede, que opera sobre a infraestrutura de uma rede pública como a Internet.

Este serviço está disponível para os utilizadores docentes, investigadores funcionários e estudantes. Os detalhes sobre a forma de atribuição de privilégios podem ser consultados aqui.

Para utilizadores externos que prestam serviços à Faculdade é necessário que realizar um pedido a através do respectivo formulário.

A VPN utiliza recursos de certificação e de criptografia para garantir a integridade e a confidencialidade dos dados transmitidos através da rede pública.

Este serviço pode ser acedido recorrendo tanto às redes internas da FCT/UNL como às externas (acessos residencias por Cabo, ADSL, RDIS/Analógico, ou mesmo acessos GPRS e UMTS). Para esse efeito é necessário a utilização de um cliente (pacote de software) específico, cuja instalação e configuração é demonstrada em detalhe num vídeo de apoio

O uso do serviço de acesso remoto requer autenticação. O nome de utilizador e password são os do Sistema de Autenticação Central da FCT/UNL.

Os clientes para utilização do serviço VPN podem ser descarregados através das seguintes ligações:

 

Para os utilizadores de sistemas operativos Linux disponibilizamos um pacote ZIP Documento ZIP que inclui um conjunto de ficheiros, bem como um documento PDF com todas as instruções passo a passo necessários para a parametrização do serviço.

A Divisão de Infraestruturas Informáticas não disponibiliza qualquer apoio adicional à utilização deste serviço em ambientes Linux e MacOSX.

Uma vez estabelecida a VPN o computador ligado passa a integrar a rede da Faculdade e pode utilizar as ferramentas de ligação remota para redes privadas, tais como, Remote Desktop ou VNC. Para mais instruções sobre a utilização destas ferramentas podem consultar o endereço.