O sistema de gestão académica CLIP, é utilizado para gerir um conjunto de grupos de privilégios. A presença em determinados grupos possibilita a atribuição de determinados privilégios de acesso relacionados com os recursos informáticos disponibilizados aos utentes da faculdade, como por exemplo, acesso a VPN.
Os mesmos são geridos em regime de exclusividade por um utilizador de cada setor.
No caso de colaboradores departamentais, do ponto de vista dos acessos aos serviços informáticos, o departamento pode equiparar os colaboradores, post-docs, etc. a docentes, funcionários ou investigadores através dos grupos:
DEP.alunos
DEP.colaboradores.docentes
DEP.colaboradores.funcionarios
DEP.colaboradores.investigadores
1. Aceda ao sistema CLIP e introduza as credenciais do utilizador com permissão de gestão
Após efetuar o login com sucesso, irão aparecer listados os grupos associados ao setor, da seguinte forma:
2. Clique no grupo pretendido "DEP - nome do grupo" e de seguida "Adicionar agente"
3. Na caixa "agente" colocar o identificador CLIP da pessoa que quer adicionar e clicar em "Adicionar"
4. Por fim, após inserção do utente, irá aparecer a seguinte mensagem:
1. Proceder da mesma forma explicado nos pontos 1 e 2 do tópico anterior
2. Clique no grupo pretendido "DEP - nome do grupo" e de seguida "Remover membro"
3. Na lista que irá aparecer, selecionar o nome da pessoa e clicar em "Remover"
4. Por fim, após remoção do utente, irá aparecer a seguinte mensagem: