FAQ

FAQ

Como devo proceder para pagar a inscrição num exame?

Para pagar a incrição num exame, deverá préviamente inscrever-se no exame pretendido.

Para tal, proceda da seguinte forma:

1. Aceda ao CLIP;

2. Autentique-se com o identificador e senha atual:

3. Clique na opção "Aluno" -> "Acto curricular" -> "Exame" e clique no período em curso.

4. Do lado esquerdo, irá surgir um quadro com uma lista de escolhas possíveis. Escolha as unidades curriculares pretendidas e clique em "Inscrever".

5. Do lado direito, irá surgir um quadro com as unidades curriculares em que se inscreveu.

Se a data do exame ainda não estiver definida, não será possível proceder ao pagamento da inscrição no exame.

Segundo o despacho nº 3052/04, que regulamenta as inscrições em melhoria de nota, o pagamento terá que ser feito até dois dias antes da data de realização de exame da disciplina na época pretendida. Não se respeitando este prazo, a inscrição fica sem efeito.

6. Depois da inscrição feita, no quadro abaixo, escolha o "meio de pagamento", a "unidade curricular" pretendida e clique em "prosseguir" para obter os dados para pagamento.

7. No quadro abaixo, surgirá a data em que os dados para pagamento ficarão disponíveis. 

8. Na data apresentada no passo anterior surgirá um quadro com os dados necessários para proceder ao pagamento. Esta informação, para além de disponível no CLIP, também será enviada para o seu correio institucional.

 

Após a inscrição em melhoria de nota e antes de efetuar o pagamento da taxa correspondente, caso obtenha um estatuto de isenção, deverá explicitamente remover a inscrição antiga e efetuar uma nova inscrição isenta de pagamento. Caso contrário, a inscrição inicial para melhoria de nota será eliminada pelo sistema.