FAQ

FAQ

Como efectuo uma ligação a um computador remoto?

Tipicamente são necessários dois agentes para possibilitar a partilha de uma sessão remota, mais concretamente, um servidor e um cliente.

O servidor é o programa que permite partilhar o ecrã ou sessão. O servidor atua passivamente permitindo que o cliente o controle.

O computador servidor será tipicamente o seu posto de trabalho ou um computador que, por exemplo, esteja a controlar um equipamento.

Um cliente (ou espectador) que é o programa que permite controlar o servidor remoto.

Existem diversas formas de controlar um computador remoto, neste tutorial vamos apresentar duas dessas formas.

Remote Desktop Protocol (RDP)

O RDP é um protocolo proprietário desenvolvido pela Microsoft, que oferece ao utilizador uma interface gráfica para se ligar a outro computador através de uma conexão de rede. O utilizador usa o software cliente RDP para esse fim, enquanto que o computador remoto tem de executar o software de servidor RDP.~

Este software encontra-se instalado nativamente na maioria dos computadores com o sistema operativo Microsoft Windows.

Servidor

Para permitir ligações remotas ao seu computador (servidor) através deste protocolo configure o computador ao qual se pretende ligar para permitir ligações remotas. Em Windows7 deverá seguir as seguintes instruções:

https://support.microsoft.com/en-us/help/17463/windows-7-connect-to-another-computer-remote-desktop-connection

É possível que a porta do Ambiente de Trabalho Remoto esteja bloqueada por uma Firewall. Se estiver a utilizar a Firewall do Windows, crie uma excepção para autorizar este tipo de ligações.

Tome nota do endereço IP do seu computador. Se necessário, efetue um pedido à Divisão de Infraestruturas Informáticas para fixarem o endereço IP do computador ao qual se pretende ligar.

Deste modo o endereço IP do seu computador permanecerá inalterado sessão após sessão.

Cliente

No computador cliente, abra a aplicação cliente de RDP, introduza o endereço IP do PC remoto a que pretende ligar, clique em ligar e introduza as credenciais remotas quando estas forem solicitadas. Para mais informações poderá consultar o seguinte documento:

https://support.microsoft.com/en-us/help/17463/windows-7-connect-to-another-computer-remote-desktop-connection

Virtual Network Computing (VNC)

Ao contrário do protocolo RDP o VNC permite que o utilizador do servidor e o utilizador remoto interajam simultaneamente na sessão aberta do servidor.

O VNC é um protocolo desenhado para possibilitar interfaces gráficas remotas. Através deste protocolo um utilizador pode ligar-se a um computador remotamente, e utilizar as suas funcionalidades visuais como se estivesse sentado em frente do computador.

Algumas das aplicações práticas incluem a assistência remota a um utilizador remoto.

A título de exemplo, em Microsoft Windows, poderá utilizar o seguinte cliente e servidor de VNC http://www.uvnc.com/.

Para instruções de configuração e utilização deste protocolo poderá consultar o seguinte vídeo:

http://www.uvnc.com/docs.html

Nota: Deverá configurar o computador servidor com credenciais de acesso. Em situação alguma deverá permitir acessos não autenticados ao computador que pretende partilhar.

Ligação ao computador na Faculdade a partir de um computador externo

Antes de procurar estabelecer uma ligação de casa para o seu computador na Faculdade procure seguir as instruções anteriores com ambos os computadores na mesma rede, por exemplo, ambos os computadores deverão estar na rede de docentes do departamento e ter um endereço IP semelhante.

Apenas deverá tentar ligar-se de casa se conseguiu previamente ligar-se ao seu computador remoto dentro da rede da Faculdade.

Para se ligar a um computador na Faculdade a partir de um computador de casa, tem de se ligar previamente à rede da Faculdade utilizando uma Rede Privada Virtual (VPN) fornecida pela Divisão de Infraestruturas Informática.

Em seguida deverá seguir as instruções anteriores referentes à configuração e utilização de um cliente para controlo remoto.