Para que os setores possam registar colaboradores para terem acesso a recursos informáticos disponibilizados aos utentes da FCT NOVA, criámos esta página ilustrativa para descrever o procedimento.
Sempre que algum colaborador deixe de ter vínculo, deverá ser removido do sistema.
1. Aceda ao sistema CLIP e autentique-se com o identificador e senha atual;
2. clique na opção "Actividade --> FCT";
3. neste passo em "Setor" irá aparecer a designação do setor a que pertence;
4. em "Gestão de Pessoal" deverá clicar no grupo profissional onde quererá inserir uma nova pessoa;
5. neste passo, de modo a não existir duplicação de registos, deverá fazer uma pesquisa pelo nome da pessoa que pretende inserir e clicar em "Afectar" para verificar se já existe algum registo com esse nome.
A pesquisa deverá ser o mais específica possível para garantir que a pessoa ainda não se encontra registada no CLIP. Para tal, recomenda-se que seja colocado o nome completo na pesquisa.
Exemplo comparativo:
Neste exemplo podemos verificar que, se a pesquisa for feita pelo nome abreviado, a mesma poderá retornar vários registos.
Neste caso, como a pessoa já existe no sistema, não será necessário registá-la novamente, ainda assim é necessário verificar se a pessoa já se encontra registada nos grupos do sector.
6. Depois de verificar que a pessoa não existe, para criar um novo registo deverá introduzir o nome completo e clicar em "afetar".
Poderá agora registar a pessoa colocando o típo de identificação e o documento associado, assim como a categoria profissional e restantes dados solicitados. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.
Para proceder com a criação da pessoa deverá clicar no botão "Criar";
Ao criar a pessoa, o sistema fará uma validação dos dados introduzidos e no caso de faltar algum campo por preencher, irá aparecer uma mensagem semelhante a esta:
7. Por fim, irá aparecer uma janela com os dados que foram inseridos confirmando assim que a pessoa já se encontra criada.
No final da criação da pessoa no CLIP os serviços responsáveis deverão solicitar à Divisão de Infraestruturas Informáticas (DII) atribuição de credenciais para o respetivo utilizador. Este pedido poderá ser realizado através do formulário de atribuição de credenciais ou através do formulário de criação de conta de correio eletrónico (apenas para funcionários e outros colaboradores da FCT NOVA).
Após a criação do utilizador, o mesmo deverá ser inserido nos grupos do sector para possibilitar a atribuição de determinados privilégios relacionados com os recursos informáticos disponibilizados aos utentes da faculdade.