Serviços

Serviços

Impressão para funcionários

Este serviço tem por objectivo possibilitar a impressão autenticada no parque de impressoras da FCT.

Como imprimir

A execução de trabalhos de impressão obriga a uma autenticação prévia por parte do utilizador. Para esse efeito, deverão instalar o software PaperCut que se encontra disponível na área http://ftp.ci.fct.unl.pt/.

Após submissão de um trabalho para impressão será apresentada uma janela de autenticação, conforme ilustrado na primeira imagem em baixo. Nesta janela deverão ser introduzidas as credênciais do Sistema de Autenticação Central e feita uma selecção do período durante o qual se pretende que o sistema de impressão armazene as mesmas. Mediante do período escolhido, a introdução de credênciais poderá ser requisitada para efeitos de autenticação perante o sistema de impressão nos próximos trabalhos realizados.

Como configurar uma impressora no posto de trabalho

A utilização das impressoras configuradas centralmente implica a instalação de duas aplicações:

  • Bonjour - Possibilita a identificação e instalação automatizada das impressoras de rede nos postos de trabalho;
  • Papercut - Possibilita a autenticação e autorização dos utilizadores para submissão de trabalhos de impressão.

Bonjour

O software Bonjour pode ser obtido na página Descarregar - Serviços de impressão do Bonjour para Windows.

Após concluírem e executarem a aplicação Bonjour poderão selecionar, dentro das impressoras de rede disponibilizadas centralmente na Faculdade, aquela que pretendem instalar localmente.

A obtenção dos drivers adequados para a instalação das impressoras disponíveis deverá ser realizada a partir do repositório de drivers de impressoras disponibilizado pela Divisão de Apoio Geral.

Papercut

Posteriormente, para efeitos de autenticação e autorização, deverão instalar o software PaperCut da seguinte forma:

  1. Efetuar o download do ficheiro de instalação do PaperCut, existente no repositório de FTP da FCT/UNL;
  2. Clicar sobre o ficheiro cliente-local-install.exe;
  3. Prosseguir com a instalação da aplicação, selecionando no final a opção para verificar a autenticação e clicar em Concluir, conforme imagem ilustrativa;

Seleccionar opção para verificar a autenticação 

  1. Preencher os seguintes campos apresentados no formulário e clicar em OK, conforme imagem em seguida:
    1. Utilizador: identificador do CLIP;
    2. Palavra-passe: a do utilizador do CLIP.

Iniciar sessão 

 

NOTA: Para poderem imprimir, deverão estar previamente autorizados a utilizar a impressora pretendida. Estas autorizações são geridas através do sistema PaperCut de acordo com as especificações comunicadas pelos sectores da Faculdade.

Detalhes de impressão

Os utilizadores que dispuserem de saldo de impressão podem consultar o mesmo acedendo à aplicação Papercut através no respectivo ícone na barra de tarefas, ilustrado na segunda imagem em baixo. Uma vez visível a janela da aplicação PaperCut, o saldo é apresentado conforme o destaque a azul na terceira imagem em baixo.

Para a consulta de detalhes adicionais, o PaperCut fornece um interface web acessível ao clicar no link Detalhes da respectiva aplicação, como ilustrado na quarta imagem. Serão então requisitadas credênciais de acesso, como se vê na quinta figura, pelo que deverão ser introduzidas novamente os dados do Sistema de Autenticação Central. Nesta área pessoal será facultado acesso a informação pormenorizada sobre:

  • Custos de impressão;
  • Trabalhos pendentes;
  • Histórico de trabalhos submetidos recentemente.

Clique nas imagens para as ampliar.

#01 - Autenticação de cliente PaperCut #02 - Ícone do cliente PaperCut na barra de tarefas #03 - Saldo e link para detalhes PaperCut #04 - Login para consulta de detalhes de conta PaperCut #05 - Área pessoal PaperCut