Serviços

Serviços

eduroam

eduroamO projecto eduroam (Education Roaming) tem por objectivo principal disponibilizar à comunidade académica Europeia um serviço de mobilidade entre campus Universitários.

Em Portugal o eduroam tem vindo a ser tratado no âmbito da iniciativa e-U Campus Virtual, projecto parcialmente financiado pelo governo português, através do programa Plano de Acção para a Sociedade do Conhecimento (POSC), coordenado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e desenvolvido e mantido tecnicamente pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).

A e-U Campus Virtual visa a massificação do acesso online a conteúdos académicos, assim como o uso das tecnologias de acesso wireless, através do desenvolvimento de serviços, Conteúdos, Aplicações e Rede de Comunicações Móveis dentro e fora da Universidade, para estudantes e professores do Ensino Superior, que incentivam e facilitam a produção, acesso e partilha de Conhecimento.

Esta iniciativa pretende congregar todas as redes das diferentes instituições de ensino superior, criando assim uma rede académica do tipo "anytime, anywhere". O interesse no alargamento do eduroam a outras comunidades fora das fronteiras Europeias tem sido cada vez mais evidente, havendo já como resultado desse crescente interesse um primeiro eduroam não Europeu na Austrália, Japão e países da América Latina.

fonte: site oficial do projecto eduroam em Portugal

O acesso sem fios no Campus da Caparica resultou da participação da UNL no programa e-U, promovido pela UMIC e co-financiado pelo POSI.

A rede Eduroam está disponível para estudantes, docentes, não-docentes, investigadores, pós-doutorados e docentes com acordo com a FCT.

Para uma configuração rápida da rede eduroam sugerimos a utilização do portal eduroam Configuration Assistant Tool.

Para obter o pacote de instalação da rede eduroam para a FCT/UNL deverá seguir este pequeno conjunto de instruções a partir do portal referido em cima:

  1. Clicar no botão "eduroam user: faça download do seu instalador eduroam";
  2. A partir da janela de selecção de "Instituição de origem", seleccione "Universidade Nova de Lisboa";
  3. A partir da caixa de seleccção relativa a "grupo de utilizadores", seleccione "FCTUNL";
  4. Clique no botão "Faça download do seu instalador eduroam" e descarregue o pacote de instalação para o seu sistema operativo (SO).

Nota: Esta ferramenta deverá detectar automaticamente o SO utilizado, no entanto caso seja indicado o SO incorrecto ou pretenda obter o pacote de instalação para outro SO, deverá clicar no botão "Todas as plataformas" e seleccionar o pretendido a partir da lista apresentada.

Para utilizadores de SOs mais antigos, disponibilizamos aqui instruções de configuração manual da rede: