Serviços

Serviços

Protocolo ESET anti-vírus

 

ESET

O protocolo ESET anti-vírus (AV) possibilita que todos os utilizadores da Faculdade possam utilizar o sistema de anti-vírus ESET. 

A versão disponibilizada contempla a vertente de antivírus, ou seja, não inclui Firewall. Os computadores deverão ter outro sistema de firewall complementar.

Estão disponíveis clientes para os sistemas operativos:

  • Microsoft Windows;
  • Mac OSX;
  • Linux.

Os clientes podem ser obtidos no repositório de software de acesso livre da DII.

A instalação e remoção dos clientes de anti-vírus em computadores geridos pelos serviços da Faculdade apenas pode ser realizada pelos técnicos informáticos responsáveis.

Os restantes utilizadores podem autonomamente realizar estes procedimentos. Para tal, disponibilizamos um conjunto de instruções para apoiar a instalação em clientes MacOs X e Windows).

 

Antes de instalarem o cliente ESET deverão verificar as seguintes situações:

  • Desligar UAC nas definições de utilizador;
  • Permitir na Firewall que o Agente comunique pelos portos TCP/2222, TCP/2223 e UDP/1237;
  • Verificar se existe alguma opção na BIOS/UEFI que impossibilite a execução de scripts no sistema operativo, caso exista e esteja ativo, é necessário desligar essa opção.

Atribuição de licenças individuais

Qualquer membro da comunidade da FCT NOVA, aluno, docente ou funcionário, poderá usufruir deste protocolo. Os clientes podem ser obtidos através do repositório de acesso livre e permitem atualização das definições e assinaturas através dos servidores da FCT.

Acesso a atualizações de assinaturas no interior da Faculdade

Os clientes de AV acedem de forma automática às atualizações das assinaturas de AV no interior da Faculdade, mais concretamente, utilizando a rede sem fios eduroam ou uma das redes físicas.

As atualizações do cliente de AV no exterior da Faculdade podem ser realizadas estabelecendo previamente uma ligação VPN para a rede da Faculdade.