Serviços

Serviços

Protocolo ESET anti-vírus

 

ESET

O protocolo ESET anti-vírus possibilita que todos os utilizadores da Faculdade possam utilizar o sistema de anti-vírus ESET. 

A versão disponibilizada contempla a vertente de antivírus, ou seja, não inclui Firewall. Os computadores deverão ter outro sistema de firewall complementar.

Estão disponíveis clientes para os sistemas operativos:

  • Microsoft Windows;
  • Mac OSX;
  • Linux.

Os clientes podem ser obtidos aqui.

Antes de instalarem o cliente ESET deverão verificar as seguintes situações:

  • Desligar UAC nas definições de utilizador;
  • Permitir na Firewall que o Agente comunique pelos portos TCP/2222, TCP/2223 e UDP/1237;
  • Verificar se existe alguma opção na BIOS/UEFI que impossibilite a execução de scripts no sistema operativo, caso exista e esteja activo, é necessário desligar essa opção.

Atribuição de licenças individuais

Qualquer membro da comunidade da FCT/UNL, aluno, docente ou funcionário, poderá usufruir deste protocolo. Os clientes podem ser obtidos através do repositório de acesso livre e permitem atualização das definições e assinaturas através dos servidores da FCT.

Acesso a atualizações de assinaturas no interior da Faculdade

Os clientes de AV acedem de forma automática às atualizações das assinaturas de AV no interior da Faculdade, mais concretamente, utilizando a rede sem fios eduroam ou uma das redes físicas.

As atualizações do cliente de AV no exterior da Faculdade podem ser realizadas estabelecendo previamente uma ligação VPN para a rede da Faculdade.