Serviços

Serviços

Protocolo Microsoft Campus Agreement

O Microsoft Campus Agreement (MCA) é um contrato entre a Universidade Nova de Lisboa (UNL) e a Microsoft. Através deste contrato é realizado o licenciamento anual de produtos designados por DesktopEducation e servidores.

Em termos DesktopEducation estes são os produtos disponíveis:

  • Microsoft Office 2013 Pro Plus (32/64 bit);
  • Microsoft Office Pro 2011 for Mac;
  • Microsoft Windows 8.1 Professional Upgrade (32/64-bit);
  • Microsoft Windows 7 Professional Upgrade (32/64-bit).

 

Os produtos DesktopEducation não podem ser adquiridos separadamente e são subscritos em tantas unidades quantos os "Full-time equivalent" (FTE) declarados pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT). Os funcionários visitantes não são contabilizados como FTE, como tal, não podem aceder aos produtos DesktopEducation. 

Os funcionários que não utilizam computadores institucionais, não são contabilizados como FTE e como tal não podem usufruir dos benefícios deste protocolo.

Os produtos servidores são licenciados em tantas unidades quantas as indicadas anualmente pela FCT. 

No que se refere ao sistema operativo, o licenciamento apenas contempla atualizações deste, exigindo-se que o computador disponha previamente de uma versão de sistema operativo desktop da Microsoft devidamente licenciada e elegível, tipicamente, licença "Original Equipment Manufacturer" (OEM). Na aquisição de um computador novo, se o sistema operativo Microsoft Windows vier instalado, o fornecedor é obrigado a entregar a respetiva licença. Tal deve ser sempre exigido pelo responsável pela compra. 

Em equipamentos Macintosh com processador Intel, os utilizadores podem executar o sistema Microsoft Windows diretamente como sistema principal, através de Bootcamp ou de outros mecanismos de virtualização. O Microsoft Office para Macintosh está também disponível para estes equipamentos.

O acesso a este software está disponível para todos os computadores inseridos no Campus que sejam propriedade da FCT/UNL através de chaves de licenciamento em volume (VLKs). 

Chaves de licenciamento em volume (VLKs)

Os produtos DesktopEducation subscritos pela FCT apenas poderão ser utilizados nos computadores que sejam propriedade da FCT/UNL, com recurso a chaves de licenciamento em volume (VLKs).

Os produtos DesktopEducation licenciados podem ser obtidos pelos funcionários através através do site autenticado https://ftp.ci.fct.unl.pt. Os funcionários que utilizarem estes produtos são responsáveis por cumprir as regras de utilização expressas neste documento e pelos termos do MCA.

Não são disponibilizadas chaves individuais dos produtos DesktopEducation. Todos os produtos são ativados de forma automática e os equipamentos que os utilizam necessitam de ser ligados periodicamente à rede da Faculdade.

Imagine Premium

Os estudantes, docentes e investigadores dispõem do protocolo Imagine Premium para utilizarem sistemas operativos e ferramentas de desenvolvimento Microsoft no âmbito das actividades exercidas na FCT/UNL. Adicionalmente, o MCA possibilita a utilização dos produtos DesktopEducation em computadores particulares de funcionários para actividades relacionadas com a instituição através do benefício "Work at Home Rights".

Benefício 'Work at Home Rights'

Os funcionários (FTE) da Faculdade através deste benefício podem instalar os produtos DesktopEducation, exclusivamente para fins profissionais, num computador pessoal (que não seja propriedade da Faculdade).

Os funcionários que utilizarem este benefício produtos são responsáveis por cumprir as regras de utilização expressas neste documento, mais concretamente:

  • Apenas podem instalar uma cópia de um sistema operativo Microsoft Windows e do sistema Microsoft Office;
  • Num dado momento, apenas podem executar uma instância do sistema operativo Microsoft Windows e do sistema Microsoft Office;
  • Não podem distribuir os suportes de instalação.

 

Estes produtos não são propriedade dos funcionários e não podem ser utilizados para fins pessoais.

Os funcionários que deixarem de ter um vínculo contratual com a FCT deverão remover dos seus computadores os produtos da Microsoft instalados ao abrigo deste contrato no momento em que deixarem de exercer essas funções ou deverão adquirir esses mesmos produtos de acordo com as opções disponibilizadas pela Microsoft.

A utilização destes produtos requer que o utilizador esteja no Campus FCT/UNL ou aceda através do serviço VPN.

O Campus Agreement pode ser usado para fins administrativos, ensino e investigação. Os detalhes e termos do MCA podem ser consultados em no documento Enrollment for Education Solutions (EES).