Acesso VPN

Solicitação do serviço

A solicitação deste serviço deve ser efetuada à DII através de formulário próprio, e enviado para o endereço de correio eletrónico div.ii.helpdesk@fct.unl.pt.

Siga as instruções abaixo para preenchimento do respetivo formulário. 

 

 Instruções de preenchimento do formulário

Este formulário destina-se à solicitação de acesso VPN para entidades externas à NOVA FCT.

 

1. Identificação do requerente

Esta seção pretende identificar o utente que irá usar o acesso VPN a solicitar.

  • O requerente deverá ser colaborador da entidade externa a atribuir acesso;
  • A entidade externa deverá colaborar em atividades da NOVA FCT;
  • O contacto telefónico deverá ser o número de telemóvel do requerente para envio de credenciais de acesso;
  • O endereço de correio eletrónico deverá ser o endereço da entidade externa.

 

2. Identificação do responsável

Esta seção pretende identificar o utente responsável pelo acesso a atribuir à entidade externa. 

  • O responsável poderá ter a seguinte função: presidente de departamento, diretor de centro de investigação ou chefe de divisão na NOVA FCT;
  • O endereço de correio eletrónico deverá ser o endereço institucional da NOVA FCT.

 

3. Descrição

Esta seção pretende descrever os detalhes do pedido. 

O requerente deverá escolher qual a ação pretendida:

  • Criar: para criação de uma conta para acesso VPN;
  • Renovar: para renovação de uma conta de acesso VPN;
  • Revogar: para revogação de uma conta VPN.

Para solicitar a criação de uma conta VPN o requerente deverá deverá preencher a tabela com os dados associados ao pedido, nomeadamente:

Destino: 

  • IP: endereço IPv4;
  • FQDN (nome de domínio qualificado) ou domínio;
  • URL ou URI.

Serviço:

  • Porto (TCP/socket, UDP/socket).

Exemplos: TCP/80, TCP/443, UDP/1040

  • Protocolo.

Exemplos: HTTP, HTTPS, SSH, TFTP

  • Aplicação.

Exemplos: youtube, apt-get, putty, teams

 

Quando se tratar de um pedido de renovação ou revogação do serviço, o requerente deverá colocar no formulário, a referência do pedido inicial.

Essa referência é o número do pedido gerado pelo sistema de apoio da FCT NOVA quando solicitou o serviço.

Exemplo: [helpdesk.fct.unl.pt #861628].

 

O requerente deverá também fornecer o "Utilizador VPN".

 

Compete à DII avaliar a viabilidade e elegibilidade da criação dos diversos tipos de acesso VPN.

 

4. Finalidade do pedido

O requerente deverá indicar uma justificação sumária da motivação para o serviço pretendido.

 

5. Validade do serviço

O serviço é válido por um período máximo de 12 meses.

Findo o período de validade, caso o serviço deva ser mantido, o responsável pelo pedido deverá submeter novo pedido para solicitar o prolongamento da utilização do mesmo.

Antes do prazo expirar, os intervenientes do pedido serão notificados por email. 

 

Para que o formulário seja considerado válido, deverá estar devidamente preenchido e assinado.

 

A prestação do serviço pressupõe a aceitação dos termos e condições do mesmo. Para mais informações, consulte a página do serviço.