Serviços

Serviços

VPN

VPNO serviço de acesso remoto via VPN visa permitir o acesso seguro à rede da FCT NOVA aos membros da comunidade académica, independentemente do local onde se encontrem, interno ou externo à faculdade.

O termo VPN refere-se a uma rede privada virtual (Virtual Private Networking) à qual os utilizadores remotos se podem ligar, passando a fazer parte integrante dessa rede, que opera sobre a infraestrutura de uma rede pública como a Internet.

Este serviço está disponível para os utilizadores docentes, investigadores funcionários e estudantes. Os detalhes sobre a forma de atribuição de privilégios podem ser consultados na página sobre privilégios de acesso.

Para utilizadores externos que prestam serviços à Faculdade é necessário realizar um pedido através do respecivo formulário.

A VPN utiliza recursos de certificação e de criptografia para garantir a integridade e a confidencialidade dos dados transmitidos através da rede pública.

Este serviço pode ser acedido recorrendo tanto às redes internas da FCT NOVA como às externas (acessos residenciais por cabo, ADSL, RDIS/Analógico, ou mesmo acessos GPRS e UMTS). Para esse efeito é necessário a utilização de um cliente (pacote de software) específico, cuja instalação e configuração é demonstrada em detalhe num vídeo de apoio sobre instalação de VPN

O uso do serviço de acesso remoto requer autenticação. O identificador e senha de acesso são os do Sistema de Autenticação Central da FCT NOVA.

Os utilizadores internos (estudantes e funcionários) deverão ser previamente registados pelos serviços administrativos (secretariados de departamentos e DRH) nos grupos CLIP. Os estudantes deverão confirmar junto dos secretariados de departamentos se já estão inseridos no respetivo grupo CLIP departamental.

Aos utilizadores de entidades externas serão atribuídas credenciais específicas com validade pré-estabelecida.

Os clientes para utilização do serviço VPN podem ser descarregados através das seguintes ligações:

Em caso de dificuldade com os pacotes oficiais poderá descarregar o cliente no repositório de software de acesso livre da DII (requer autenticação com credenciais CLIP).

 

Os clientes de VPN mais atualizados podem ser obtidos na página do fabricante.

  • O cliente Microsoft Windows tem a designação "Check Point Remote Access VPN Clients for Windows";
  • O cliente macOS tem a designação "Endpoint Security VPN Clients for macOS DMG".

 

A Divisão de Infraestruturas Informáticas não disponibiliza qualquer apoio adicional à utilização deste serviço em ambientes Linux e MacOSX.

Uma vez estabelecida a VPN o computador ligado passa a integrar a rede da Faculdade e pode utilizar as ferramentas de ligação remota para redes privadas, tais como, Remote Desktop (RDP) ou VNC. Para mais instruções sobre a utilização destas ferramentas podem consultar a respetiva página de apoio.