Serviços

Serviços

VPN

VPNO serviço de acesso remoto via VPN visa permitir o acesso seguro à rede da FCT NOVA aos membros da comunidade académica, independentemente do local onde se encontrem, interno ou externo à faculdade.

O termo VPN refere-se a uma rede privada virtual (Virtual Private Networking) à qual os utilizadores remotos se podem ligar, passando a fazer parte integrante dessa rede, que opera sobre a infraestrutura de uma rede pública como a Internet.

Este serviço está disponível para os utilizadores docentes, investigadores funcionários e estudantes. Os detalhes sobre a forma de atribuição de privilégios podem ser consultados na página sobre privilégios de acesso.

A VPN utiliza recursos de certificação e de criptografia para garantir a integridade e a confidencialidade dos dados transmitidos através da rede pública.

Este serviço pode ser acedido da rede interna da FCT NOVA, através da rede sem fios "eduroam", e de redes externas à Faculdade. Para esse efeito, é necessária a utilização de um cliente (pacote de software) específico cuja instalação e configuração é demonstrada em detalhe num vídeo de apoio sobre instalação de VPN

O uso do serviço de acesso remoto requer autenticação. O identificador e senha de acesso são os do Sistema de Autenticação Central da FCT NOVA.

Os utilizadores internos (estudantes e funcionários) deverão ser previamente registados pelos serviços administrativos (secretariados de departamentos e DRH) nos grupos CLIP. Os estudantes deverão confirmar junto dos secretariados de departamentos se já estão inseridos no respetivo grupo CLIP departamental.

Aos utilizadores de entidades externas serão atribuídas credenciais específicas com validade pré-estabelecida. Nestes casos é necessário realizar um pedido através do seguinte formulário. Os formulários deverão ser autorizados por um presidente de departamento, chefe de divisão, diretor de centro de investigação, administrador ou diretor.

 

Os clientes de VPN mais atualizados podem ser obtidos na página do fabricante.

  • O cliente Microsoft Windows tem a designação "Check Point Remote Access VPN Clients for Windows";
  • O cliente macOS tem a designação "Endpoint Security VPN Clients for macOS".

 

Devem ser utilizadas as versões dos clientes de VPN recomendadas pelo fabricante.

 

Para utilizadores com sistema Linux, poderão estabelecer ligação através de um navegador via VPN SSL.

Uma vez estabelecida a VPN o computador ligado passa a integrar a rede da Faculdade e pode utilizar as ferramentas de ligação remota para redes privadas, tais como, Remote Desktop (RDP) ou VNC. Para mais instruções sobre a utilização destas ferramentas podem consultar a respetiva página de apoio.