Serviços e comunicações IP

Solicitação do serviço

A solicitação deste serviço deve ser efetuada à DII através de formulário próprio, e enviado para o endereço de correio eletrónico div.ii.helpdesk@fct.unl.pt.

Siga as instruções abaixo para preenchimento do respetivo formulário.

Instruções de preenchimento do formulário

Este formulário destina-se à solicitação de serviços e comunicações IP, no âmbito das atividades da FCT NOVA.

O preenchimento das suas partes apenas deverá ser feito no âmbito deste serviço.

1. Identificação do requerente

Esta seção pretende identificar o responsável técnico pelo serviço a solicitar.

• O requerente deverá ser funcionário e possuir um vínculo contratual com a  FCT NOVA;
  • O setor deverá ser um departamento, centro de investigação ou divisão da FCT NOVA;
  • O endereço de correio eletrónico deverá ser o endereço institucional da FCT NOVA.

2. Identificação do responsável

Esta seção pretende identificar o utente responsável pelo setor onde o requerente desempenha funções na FCT NOVA e pelo pedido.

• O responsável poderá ter a seguinte função: presidente de departamento, diretor de centro de investigação ou chefe de divisão na FCT NOVA;

3. Descrição

Esta seção pretende descrever os detalhes do pedido.

O requerente deverá escolher qual a ação pretendida:

• Criar: para atribuição de serviços e comunicações IP;
  • Renovar: para renovar o serviço previamente solicitado;
  • Alterar: para alterar informação, nomedamente identificação de equipamento;
  • Remover: para remover serviços e comunicações IP.

Quando se tratar de um pedido de renovação, alteração ou remoção do serviço, o requerente deverá colocar no formulário, a referência do pedido inicial.

Essa referência é o número do pedido gerado pelo sistema de apoio da FCT NOVA quando solicitou o serviço.

exemplo: [helpdesk.fct.unl.pt #861628].

I. Rede de dados

O requerente deverá identificar o tipo de equipamento a ligar à rede da FCT NOVA, nomeadamente:

• Servidor;
  • Posto de trabalho;
  • Computador ou equipamento de investigação.

O requerente deverá também, proceder à identificação do respetivo equipamento, nomeadamente:

• Descrição/modelo: descrição/modelo do equipamento;
  • Localização: local (sala/gab/laboratório) onde o equipamento se encontra ligado;
  • MAC Address: endereço único da interface de rede da máquina (conjunto de 12 caracteres hexadecimais);
  • Ponto de rede: nº da tomada de rede onde a máquina se encontra ligada.

Os dados sobre a identificação do equipamento são de preenchimento obrigatório, independentemente da opção escolhida na descrição do pedido.

Para solicitar alterações ao equipamento anteriormente identificado, o requerente deverá preencher os campos que pretende alterar:

• Descrição/modelo: descrição/modelo do equipamento a considerar;
  • Localização: nova localização do equipamento
  • MAC address: MAC address do equipamento a considerar ;
  • Ponto de rede: novo ponto de rede onde o equipamento irá estar ligado.

II. Serviços IP adicionais

a) DNS

O requerente deverá identificar o/s registo/s DNS a associar ao endereço IP a fornecer pela DII.

• Nome: corresponde ao hostname da máquina;
  • FQDN: nome de domínio qualificado na hierarquia fct.unl.pt ou *.fct.unl.pt

Os setores podem solicitar um nome no domínio do departamento/centro de investigação., exemplo: ipeer.dq.fct.unl.pt ou ipeer.cenimat.fct.unl.pt ou ipeer.fct.unl.pt

Se pretender apenas solicitar um serviço DNS, deverá solicitar o serviço de "Gestão de nomes DNS" para o efeito.

b) Segurança

Para a configuração das autorizações de rede associadas ao pedido, o requerente deverá identificar para cada campo da tabela apresentada, uma das seguintes opções:

Origem:

• IP: endereço IPv4;
  • FQDN: nome de domínio qualificado;
  • Perfil de utilizadores (ex: staff DQ, aluno DQ, funcionarios FCT).

Destino:

• IP: endereço IPv4;
  • FQDN (nome de domínio qualificado) ou domínio;
  • URL ou URI.

Serviço:

• Porto (TCP/socket, UDP/socket);

Exemplos: TCP/80, TCP/443, UDP/1040

• Protocolo

Exemplos: HTTP, HTTPS, SSH, TFTP

• Aplicação

Exemplos: youtube, apt-get, putty, teams

Se pretender apenas solicitar autorizações de acesso à rede da FCT NOVA, deverá solicitar o serviço de "Controlo de acessos" para o efeito.

4. Finalidade do pedido

O requerente deverá indicar uma justificação sumária da motivação para o serviço pretendido.

5. Validade do serviço

O serviço é válido por um período máximo de 24 meses.

Findo o período de validade, caso o serviço deva ser mantido, o responsável pelo pedido deverá submeter novo pedido para solicitar o prolongamento da utilização do mesmo.

Antes do prazo expirar, os intervenientes do pedido serão notificados por email.

Um pedido de alteração ao serviço, não altera a validade definida inicialmente.

Para que o formulário seja considerado válido, deverá estar devidamente preenchido e assinado.