Configuração VPN-SSL em Sistemas Operativos Microsoft Windows

Este documento descreve o procedimento configuração e acesso ao serviço VPN-SSL da FCT NOVA em sistemas operativos Microsoft Windows.

 

Requisitos

Sistemas operativos suportados

  • Windows 11
  • Windows 10
  • Windows 8.1
  • Windows 7 (edições Ultimate, Enterprise, Professional e Home)

 

Navegadores Compatíveis

O acesso ao serviço VPN-SSL em sistemas operativo Microsoft Windows, requer um navegador compatível com os componentes da Check Point, os navegadores recomendados e oficialmente suportados são:

  • Microsoft Edge
  • Google Chrome
  • Mozilla Firefox

 

Java Runtime Environment (JRE)

O agente requer a instalação prévia de uma versão compatível do Java Runtime Environment (JRE). O agente é compatível com as seguintes versões:

  • Oracle JRE versão 8
  • Oracle JDK versões 11 – 20
  • Oracle OpenJDK versões 11 – 20

 

 Durante a instalação do Check Point Mobile Access Portal Agent, caso não tenha o JRE instalado, o sistema irá apresentar o aviso “You need to install Java to use the Mobile Access Agent”. Se o sistema operativo não tiver o JRE instalado, será automaticamente redirecionado para uma página do fabricante a indicar que é necessário proceder à instalação prévia do Java.

 

 

Para validar que tem o JRE instalado e numa versão suportada, abrir o Terminal do MS Windows e digitar o comando "java -version".

 

 validar versão java

 

Caso não tenha o JRE instalado ou numa versão não suportadadeve instalar o JRE antes de prosseguir.  Se necessitar de apoio, consulte a página "Instalar o JAVA Runtime Enviroment no MS Windows".

 

 

Configuração inicial e acesso ao serviço VPN-SSL

 

Abrir o navegador (Edge, Chrome, Firefox) e aceder ao endereço “https://vpn.fct.unl.pt/sslvpn” e iniciar a sessão (Sign In) com as credenciais da instituição.

 Iniciar a sessão

 

 

No início da sessão, caso não tenha o agente instalado, o utilizador será redirecionado para a página de instalação do "Check Point Mobile Access Portal Agent".

Clicar em “Click here” para transferir o ficheiro que contém o pacote de instalação “CheckPointMobileAgent.msi”.

 Redirect


 

Para iniciar a instalação executar o ficheiro diretamente a partir do navegador ou na localização para onde transferiu o pacote de instalação, como por exemplo a diretoria “Transferências”.

 

Transferir agentes

 

 

O instalador irá iniciar a instalação.

 

 iniciar instalação

 

 

Durante o processo de instalação, será solicitada a autorização para a instalar o certificado da Autoridade Certificadora (CA) do agente no sistema, para continuar o processo clicar em "Sim".

 

Aceitar certificado CA agente

 

 Quando concluída a instalação,  o agente instalado irá estabelecer a ligação ao serviço VPN-SSL. Caso não aconteça, clicar em “Connect”.

 

 estabalecer a ligação

 

 

Na primeira tentativa de ligação, irá surgir um aviso para aceitar certificado do serviço VPN-SSL da FCT NOVA e uso do agente. Para continuar com o processo clicar em “Trust Server”.

 

aceitar certificado do site

 

 Após aceitação do certificado, será despoletado o processo de instalação do agente SSL Network Extender (SNX) responsável por estabelecer a ligação (túnel SSL) entre o sistema operativo e o serviço VPN-SSL,

O instalador irá solicitar permissões no sistema (MS Windows) para proceder à instalação do agente (SNX). Para continuar o processo, clicar em "Sim".

 autorizar a instalação

             

Quanto terminar a instalação, o agente SNX irá estabelecer a ligação (túnel SSL), na primeira tentativa, será pedido para aceitar o certificado digital apresentado pelo serviço VPN-SSL da FCT NOVA, clicar em “Sim” para continuar o processo.

 

 aceitar certificado do site

   

Após a aceitação do certificado, o agente irá continuar a estabelecer a ligação, caso não aconteça, clicar em “Connect”.

 

estabalecer a ligação

   

Quando a ligação é estabelecida, o utilizador obtém um endereço IPv4 válido no serviço e poderá aceder aos recursos autorizados no serviço VPN-SSL.

 

informação da sessão

 

  

Para terminar a sessão corretamente, clicar no botão de "Sign Out" no portal e na janela seguinte.

 terminar sessãoterminar sessão