Serviços

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VoIP

O serviço de voz sobre IP (VoIP) veio substituir a solução de telefonia analógica. Esta nova solução integra a infraestrutura de comunicações IP do campus da FCT NOVA.

As funcionalidades disponibilizadas por esta solução podem ser consultadas na seguinte página.

Gestão e suporte do serviço 

A gestão do serviço é da responsabilidade da Divisão de Infraestruturas Informáticas (DII).

O suporte ao serviço é assegurado pela Divisão de Apoio Geral (DAG) através dos canais de comunicação dedicados para o efeito.

 

Previamente à abertura de pedidos de apoio à utilização deste serviço, consulte os guias dos equipamentos Cisco CP-7841 e Cisco CP-3905 e FAQ deste serviço.

Pedidos de instalação e alteração de funcionalidades

Os pedidos de instalação e alteração de funcionalidades deverão ser dirigidos à Divisão de Infraestruturas Informáticas (DII) através de formulário próprio.

 

Telefones

Estão disponíveis dois modelos de telefones VoIP. A atribuição dos equipamentos é efetuada de acordo com o perfil de utilização em conformidade com política de atribuição de equipamentos e serviço de comunicações de voz fixa.

Abaixo, podem consultar os guia de utilização dos telefones:

 

Numeração interna

Todos os telefones têm associada uma extensão numérica de 5 dígitos da forma 1XXXX.

Esta numeração é de âmbito interno, ou seja, apenas é reconhecida e contactável diretamente pelos equipamentos da FCT NOVA integrados nesta solução.

A numeração interna é atribuída pela Divisão de Infraestruturas Informáticas em conformidade com o plano de numeração interno.

A lista telefónica VoIP pode ser consultada na seguinte página.

 

Durante a fase de migração do serviço VoIP, poderão ocorrer alguns constrangimentos na utilização do serviço. Veja abaixo como deverá proceder.

Limitações durante o período de transição 

Durante o período de transição, até que a implementação seja concluída em todo o Campus, irão verificar-se as seguintes limitações:

  1. Os terminais analógicos podem comunicar com os terminais VoIP prefixando o número da extensão pelo prefixo 46, exemplo, 46 12345;
  2. Internamente, apenas é possível realizar chamadas de um terminal VoIP para um terminal analógico utilizando o número externo (DDI) (212 94X XXX). Não é possível realizar chamadas de um terminal VoIP para um terminal analógico utilizando o número da extensão (1XXXX);
  3. Uma chamada originada no exterior com destino a um terminal analógico não pode ser transferida para um terminal VoIP;
  4. Uma chamada originada no exterior com destino a um terminal VoIP apenas pode ser transferida para um terminal analógico através do número DDI.

 

Chamadas de voz e vídeo através do computador

Através da aplicação Cisco Jabber é possível usar as funcionalidades do telefone através do computador. Esta funcionalidade apenas está disponível para os utilizadores cujo modelo do telefone é Cisco CP-7841.

 

Consulte a página Política de utilização do serviço VoIP.