Serviços

Serviços

FCCN

A FCCN, Fundação para a Computação Científica Nacional, é uma instituição privada sem fins lucrativos designada de utilidade pública que iniciou a sua actividade em Janeiro de 1987.

A principal actividade da FCCN é o planeamento, gestão e operação da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade(RCTS), uma rede de alto desempenho para instituições com maiores requisitos de comunicações, constituindo-se assim uma plataforma de experimentação para aplicações e serviços avançados de comunicações. Para além da gestão da RCTS, a FCCN é também a entidade responsável pela gestão do serviço de registo de domínios de .pt.

Conheça aqui os serviços fornecidos pela FCCN disponibilizados pela Divisão de Infraestruturas Informáticas:

COLIBRI

COLIBRI FCCNO COLIBRI é um Ambiente de Colaboração WEB sofisticado. Disponibiliza ferramentas para a realização de aulas, reuniões ou trabalhos de grupo para professores e alunos através da Internet. Permite a realização de sessões sincronas ou visonamento posterior das mesmas, integrado com ferramentas de e-Learning utilizadas nas Instituições ligadas à RCTS. Para mais informações visite a página oficial em http://colibri.fccn.pt.

FileSender

FileSender FCCNServiço federado que permite a partilha de ficheiros de grandes dimensões, de forma segura, entre utilizadores de diversas unidades orgânicas. 

Com um limite de envio máximo de 100 GB, o Filesender assume-se como a melhor opção para a partilha segura de ficheiros. O Filesender foi desenvolvido tendo em conta requisitos específicos da comunidade académica e científica, permitindo, contudo, que qualquer pessoa possa receber os ficheiros. Esta é a melhor opção para aqueles ficheiros que são demasiado grandes para ser enviados por email.

Para mais informações consulte o endereço https://filesender.fccn.pt.

NAU

A plataforma NAU - Sempre a Aprender, disponibiliza acesso a cursos online para grandes audiências em formato MOOC (Massive Open Online Course). Caso a sua instituição ative planos de contingência com os seus colaboradores em regime de teletrabalho, poderão dar-lhes a oportunidade melhorar as suas competências em várias áreas do conhecimento. Veja os cursos disponíveis na NAU.

Para mais informações consulte o endereço https://nau.edu.pt/