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Privilégios de acesso

O sistema de gestão académica, CLIP, é utilizado para gerir um conjunto de grupos de privilégios. A presença em determinados grupos possibilita a atribuição de determinados privilégios relacionados com os recursos informáticos disponibilizados aos utentes da faculdade (exemplo: autenticação nos laboratórios de aulas).

Os grupos são geridos em regime de exclusividade apenas por um agente de um sector, neste sentido, os grupos podem ser geridos pelo departamento ou pela divisão de recursos humanos (DRH).

Sempre que um utilizador mude de estatuto, ele deve ser removido dos grupos dos quais deixou de ser membro e inserido nos novos grupos.

Sempre que um utilizador abandone a instituição, ele deve ser removido de todos os grupos.

Os membros dos seguintes grupos são geridos em exclusividade pela DRH.

  • Pós Doutorandos
  • DEP.docentes
  • DEP.funcionarios
  • DEP.investigadores

A expressão DEP deve ser substituída pelas siglas de cada departamento.

Privilégios departamentais

No caso de colaboradores departamentais, do ponto de vista dos acessos aos serviços informáticos, o departamento pode equiparar os colaboradores a docentes, funcionários ou investigadores através dos grupos:

  • DEP.alunos
  • DEP.colaboradores.docentes
  • DEP.colaboradores.funcionarios
  • DEP.colaboradores.investigadores

A expressão DEP deve ser substituída pelas siglas de cada departamento ou centro.

A presença nestes grupos possibilita ainda a atribuição de privilégios adicionais relacionados com os recursos disponibilizados aos departamentos, exemplo, acesso à rede da Faculdade através de VPN.

Estes grupos são geridos em regime de exclusividade pelo departamento. Os utilizadores deverão solicitar informações sobre esta questão no secretariado do respetivo departamento.

Privilégios limitados pela presença em grupos

A utilização dos serviços privados encontra-se limitada de acordo com o documento Matriz de Permissões.