Notícias

Notícias

Google disponibiliza teste para aumento de consciência sobre acções de Phishing

12-02-2019

Google Phishing quizz

O Phishing, em contexto informático, é o termo que designa as tentativas de engenharia social de obtenção de informações pessoais para roubo de identidade.

Por vezes, algumas mensagens, aparentemente legítimas, são forjadas e têm como objectivo a obtenção de dados pessoais ou a infecção do seu computador através de anexos ou links. Em alguns casos, para conferir credibilidade, utilizam imagens e nomes que pertencem a entidades reais, podem parecer ser provenientes da sua lista de contactos e os anexos parecerão inócuos. Habitualmente, o objectivo destes anexos e links infectados é a captura de informação confidencial para posterior utilização fraudulenta e o bloqueio de todos os ficheiros do computador para posterior solicitação de "resgate" monetário.

Neste sentido, a Google criou um pequeno desafio para ajudar os utilizadores a conhecerem algumas das técnicas mais comuns de Phishing. Este teste é composto por 8 questões destinadas a desenvolver a capacidade de avaliação da legitimidade dos conteúdos recebidos. 

O teste pode ser realizado através da página https://phishingquiz.withgoogle.com/?hl=pt

Será que é capaz de destinguir as mensagens legítimas das tentativas de phishing?