Serviços

Serviços

Correio eletrónico

O correio eletrónico é uma das formas de comunicação mais utilizada em todo o mundo. Na NOVA FCT, a Divisão de Infraestruturas Informáticas (DII) é responsável pela disponibilização deste serviço aos seus utentes, existindo uma oferta diferenciada para:

Tratando-se de um serviço baseado na solução disponibilizada pela Google para instituições de educação, aconselhamos a consulta da informação disponibilizada para apoio à sua utilização:

Cuidados a ter com o correio eletrónico

Regras gerais de funcionamento e acesso às contas de correio eletrónico fornecidas pela Faculdade:

  1. Existem dois domínios de correio eletrónico na Faculdade, que permitem diferentes níveis de serviço distintos: um domínio destinado a contas institucionais associadas a cargos ou sectores da Faculdade, funcionários com vínculo à Faculdade, denominado por @fct.unl.pt; um domínio destinado a estudantes, projetos e eventos organizados por funcionários ou colaboradores da Faculdade, denominado @campus.fct.unl.pt;
  2. O acesso a estas contas, bem como o procedimento para a sua criação e eliminação é como estabelecido nos anexos A e B;
  3. As contas de correio eletrónico fornecidas pela Faculdade de acordo com o estabelecido no despacho 51/2011, passarão a ser o único meio de comunicação com todas as pessoas (estudantes, funcionários docentes e não docentes) da Faculdade, sendo da sua responsabilidade a leitura assídua das mensagens na conta;
  4. É responsabilidade dos detentores de cargos e responsáveis de sectores da Faculdade, a leitura assídua das mensagens nas contas correspondentes.

Anexo A - Criação e eliminação de contas de correio eletrónico

Todas as contas associadas a estudantes, funcionários docentes e não docente da Faculdade deverão ser caracterizadas por um endereço com base no nome da própria pessoa.

Estudantes

  • (e1) - Todos os estudantes da Faculdade têm, desde o momento da sua primeira matrícula, uma conta no domínio @campus.fct.unl.pt;
  • (e2) - A conta manter-se-á automaticamente ativa.

Funcionários

  • (f1) - Todos os funcionários têm desde o momento da assinatura do contrato, uma conta no domínio @fct.unl.pt;

Funcionários aposentados

  • (a1) - Todos funcionários aposentados com contrato com a Faculdade no âmbito do despacho 13/2011 têm uma conta no domínio @fct.unl.pt;
  • (a2) - Os restantes funcionários aposentados podem, se o desejarem, ter uma conta no domínio @fct.unl.pt, devendo para tal solicitar de 2 em 2 anos a manutenção da conta através de formulário próprio fornecido no site da DII.

ANEXO B - Criação e eliminação de contas de correio eletrónico de eventos e projetos

  • (ev1) - Podem ser fornecidas contas no domínio @campus.fct.unl.pt, associadas a eventos e projetos organizados por pessoas da Faculdade;
  • (ev2) - O pedido para abertura de contas associadas a eventos é feito através de formulário próprio, fornecido no site da DII, que deve conter parecer do responsável de um departamento ou serviço da Faculdade;
  • (ev3) - O pedido deve indicar a data de fim de fornecimento do serviço, que não pode exceder 2 anos após o seu início.