Serviços

Serviços

Microsoft Azure Dev Tools for Teaching

O protocolo Microsoft Azure Dev Tools for Teaching tem como objectivo facilitar a aprendizagem e conhecimento nas áreas de design, tecnologia, matemática, ciências e engenharias.

Através deste protocolo os estudantes, investigadores e docentes podem utilizar ferramentas, software e serviços Microsoft para apoio ao ensino e investigação não comercial em prol da faculdade. O acesso aos benefícios é gratuito e é disponibilizado online. 

Todos os downloads efectuados são registados e a cada um destes é atribuído um identificador único o qual associa o software aos utilizadores. Os utilizadores podem utilizar o software que descarregarem desta plataforma, para efeitos académicos, investigação e desenvolvimento, enquanto mantiverem as condições que lhe permitiram ter acesso ao software, isto é, enquanto estiverem matriculados ou tiverem um vínculo laboral com a Faculdade.

O software disponibilizado por este protocolo não pode ser usado em computadores de serviços de apoio administrativos ou apoio técnico dos Departamentos.

Apesar deste protocolo incluir grande parte dos sistemas operativos e ambientes de programação e desenvolvimento da Microsoft, sem restrições de utilização de âmbito académico, não inclui alguns dos componentes essenciais do Office, nomeadamente, Word e Excel.

Após acederem ao Portal, de forma a serem identificados como utilizadores da FCT/UNL, deverão introduzir no campo de identificação o vosso identificador CLIP sufixado pelo domínio da instituição, exemplo, identificador@fct.unl.pt. Posteriormente, no portal de autenticação da FCT/UNL, apenas deverão colocar o vosso identificador CLIP, sem sufixo, e a vossa senha pessoal.

Para ter acesso a este protocolo deverá aceder a https://azureforeducation.microsoft.com/devtools e autenticar-se com as credenciais CLIP.

A informação aqui disponibilizada não substitui a obrigatoriedade do utilizador ler, concordar e seguir a licença de utilização (EULA) apresentada aquando a obtenção do software ou utilização dos serviços.

As condições de elegibilidade e utilização podem ser consultadas na página. Adicionalmente podem esclarecer dúvidas adicionais na FAQ do protocolo.

Gestores de laboratórios

O protocolo disponibiliza também ferramentas e software de desenvolvimento para os laboratórios e salas de aulas para efeitos de aprendizagem e investigação não comercial.

Os gestores de laboratórios e os funcionários de suporte técnico cuja responsabilidade principal seja a manutenção dos laboratórios podem instalar o software do Azure Dev Tools for Teaching nos seus computadores pessoais, mas apenas para fins de avaliação.

O software disponibilizado por este protocolo em cada um dos perfis é definido exclusivamente pela Microsoft.