Microsoft Azure Dev Tools for Teaching

O protocolo Microsoft Azure Dev Tools for Teaching tem como objetivo facilitar a aprendizagem e conhecimento nas áreas de design, tecnologia, matemática, ciências e engenharias.

Através deste protocolo os estudantes, investigadores e docentes podem utilizar ferramentas, software e serviços Microsoft para apoio ao ensino e investigação não comercial em prol da faculdade. O acesso aos benefícios é gratuito e é disponibilizado online.

Todos os downloads efetuados são registados e a cada um destes é atribuído um identificador único o qual associa o software aos utilizadores. Os utilizadores podem utilizar o software que descarregarem desta plataforma, para efeitos académicos, investigação e desenvolvimento, enquanto mantiverem as condições que lhe permitiram ter acesso ao software, isto é, enquanto estiverem matriculados ou tiverem um vínculo laboral com a Faculdade.

O software disponibilizado por este protocolo não pode ser usado em computadores de serviços de apoio administrativos ou apoio técnico dos Departamentos.

Apesar deste protocolo incluir grande parte dos sistemas operativos e ambientes de programação e desenvolvimento da Microsoft, sem restrições de utilização de âmbito académico, não inclui alguns dos componentes essenciais do Office, nomeadamente, Word e Excel.

Após acederem ao Portal, de forma a serem identificados como utilizadores da NOVA FCT, deverão introduzir no campo de identificação o vosso identificador CLIP sufixado pelo domínio da instituição, exemplo, identificador@fct.unl.pt. Posteriormente, no portal de autenticação da NOVA FCT, apenas deverão colocar o vosso identificador CLIP, sem sufixo, e a vossa senha pessoal.

Para ter acesso a este protocolo deverá aceder a https://portal.azure.com/ e autenticar-se com as credenciais CLIP.

A informação aqui disponibilizada não substitui a obrigatoriedade do utilizador ler, concordar e seguir a licença de utilização (EULA) apresentada aquando a obtenção do software ou utilização dos serviços.

As condições de elegibilidade e utilização podem ser consultadas na página. Adicionalmente podem esclarecer dúvidas adicionais na FAQ do protocolo.

Azure para estudantes

O Azure para Estudantes disponibiliza aos estudantes um conjunto de serviços gratuitos e créditos em serviços Azure. Os detalhes e condições de acesso podem ser consultadas na seguinte página.

Gestores de laboratórios

O protocolo disponibiliza também ferramentas e software de desenvolvimento para os laboratórios e salas de aulas para efeitos de aprendizagem e investigação não comercial.

O gestor de laboratórios poderá instalar estes produtos nos computadores de laboratório do departamento, mesmo que estes computadores não tenham ainda um sistema operativo Windows instalado, exclusivamente, se cumprir com todas seguintes as regras de elegibilidade:

1. os computadores forem propriedade ou cedidos por locação financeira,
  2. os computadores permanecerem fisicamente sempre no departamento STEM (Science, technology, engineering, and mathematics) licenciado ao abrigo do presente Contrato,
  3. os produtos forem utilizados para prestar suporte à aprendizagem, ao ensino e à investigação STEM relacionados com as tecnologias Microsoft, e
  4. não forem utilizados para atividades com finalidades gerais, tais como navegar na Web ou aceder ao correio eletrónico ou às atividades que não sejam STEM.

Os gestores de laboratórios e os funcionários de suporte técnico cuja responsabilidade principal seja a manutenção dos laboratórios podem instalar o software do Azure Dev Tools for Teaching nos seus computadores pessoais, mas apenas para fins de avaliação.

O software disponibilizado por este protocolo em cada um dos perfis é definido exclusivamente pela Microsoft.