Serviços

Serviços

Protocolos centrais de software de apoio ao ensino

A Faculdade dispõe de alguns protocolos comerciais, comuns a diversos departamentos, para aplicações de apoio ao ensino, mais concretamente:

A gestão destas licenças é realizada por intermédio de servidores geridos pela Divisão de Infraestruturas Informáticas, ou seja, estas aplicações devem ser instaladas em modo rede. 

A utilização deste software encontra-se restrita aos departamentos subscritores de acordo com o número de licenças solicitadas pelo departamento no início do ano lectivo.

Este software é licenciado anualmente de acordo com as quantidades comunicadas por cada departamento.

A distribuição destas licenças pelos postos de trabalho do departamento é realizada de acordo com as indicações de cada departamento.

A instalação destas aplicações deverá ser solicitada à Divisão de Apoio Geral em conformidade com as licenças subscritas por cada departamento.

Matlab

A Faculdade dispões de licenças de utilização do software Matlab. A utilização destas licenças está reservada à sala 1.8 do edifício VII.

Caso necessitem de utilizar este software para aulas deverão solicitar a reserva desta sala.

De resto, ao contrário dos protocolos negociados centralmente, a Faculdade não dispõe de licenças Matlab para disponibilizar a utilizadores.

Labview para estudantes

A National Instruments disponibiliza agora opções de instalação para estudantes, deste modo podem ter acesso ao software usado nos laboratório de ensino.

O número de série do Student Install (código de ativação) para ativar o software da NI pode ser obtido na área reservada https://ftp.ci.fct.unl.pt/restrito/programas/Labview.estudantes.serial.txt.

O software pode ser obtido através do link: http://www.ni.com/academic/download.htm

As instruções de instalação podem ser consultadas em: http://www.ni.com/tutorial/13413/en/

As licenças e aplicações de apoio ao ensino que não se encontrem aqui descritas são geridas e adquiridas individualmente pelos departamentos.