Serviços

Serviços

Aulas a distância

 

Nesta página apresentamos um conjunto de tecnologias que poderão auxiliar as atividades letivas remotas, quer por vídeo casting, ao vivo, quer por pré-gravação de aulas cujos conteúdos podem depois ser disponibilizados on-line (ou ambas).

Identificamos ainda mecanismos para permitir o acompanhamento remoto de atividades letivas e interação com os estudantes, tanto em período de aulas como em horários de atendimento.

Os requisitos para o uso das soluções aqui apresentadas são:

  1. computador pessoal equipado com microfone e câmara de vídeo;
  2. um browser instalado;
  3. conta CLIP;
  4. ligação à Internet.

 

As tecnologias aqui apresentadas não requerem ligação à VPN da faculdade.

No caso dos estudantes a visualização das aulas pode ser realizada com o recurso a um qualquer dispositivo (computador, telemóvel ou tablet) com acesso à Internet e um browser.

Para a interação com os docentes é importante que o dispositivo do estudante disponha também de um teclado (físico ou virtual), microfone e, opcionalmente, uma câmara de vídeo.

 

Estes e mais detalhes sobre as diferentes soluções apresentadas poderão ser consultados no documento "Software e Serviços de Suporte a Aulas Remotas".

Para outras e mais informações a faculdade dispõe de um laboratório de e-learning que disponibiliza um espaço Moodle online de apoio à docência.

 

Soluções técnicas

Open Broadcaster Software

Software de captura simultânea de vídeo, imagem e ecrã (ou écrans de várias aplicações), com a capacidade de gravar um ficheiro de vídeo no computador do utilizador ou fazer a difusão ao vivo para a Internet.

 

Videocast (FCCN)

Serviço de difusão ao vivo para um grande número de utilizadores, que disponibiliza mecanismos de autenticação e a possibilidade de ter um chat integrado para receber questões colocadas pelos estudantes.

 

Zoom / Colibri (FCCN)

Sistema de vídeo conferência que permite a comunicação por áudio e vídeo, e a partilha de ecrãs multidirecional para um grupo de utilizadores.

 

Educast (FCCN)

Serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição de conteúdos, com eventual acesso limitado aos utilizadores da faculdade.

 

Google Hangouts Meet

Sistema de vídeo conferência que permite a gravação de sessões, a comunicação por áudio e vídeo, e a partilha de informações com grupos até 250 utilizadores.

 

Microsoft Teams

Sistema de vídeo conferência que permite a gravação de sessões, a comunicação por áudio e vídeo, e a partilha de informações com grupos de até 250 utilizadores.

 

Youtube 

Carregamento de vídeos privados

Permite utilizar o Youtube como repositório de aulas pré-gravadas (ou gravadas durante o streaming ao vivo de uma aula) para acesso posterior pelos estudantes.

 

Google Groups

Serviço de grupos, mensagens e lista de correio eletrónico que permite a troca de mensagens em grupo para manter o contacto eficiente entre estudantes e docentes.

 

Google Hangouts

Serviço de chat de grupo que permite a interação através de troca de mensagens de texto, em direto e simultâneo, com 150 utilizadores.

 

Filesender

Serviço federado que permite a partilha de ficheiros de grandes dimensões, de forma segura, entre utilizadores de diversas unidades orgânicas. 

Com um limite de envio máximo de 100 GB, o Filesender assume-se como a melhor opção para a partilha segura de ficheiros. O Filesender foi desenvolvido tendo em conta requisitos específicos da comunidade académica e científica, permitindo, contudo, que qualquer pessoa possa receber os ficheiros. Esta é a melhor opção para aqueles ficheiros que são demasiado grandes para ser enviados por email.

 

Outras informações úteis

 

 

Sugestões técnicas e pedagógicas

Em sessões de vídeo conferência para grandes plateias é importante reduzir as interrupções dos participantes. Por esse motivo é fundamental procurar ser claro e ajustar o tempo de exposição.

Nas ferramentas de vídeo conferência é fundamental alertar os participantes que o vídeo e o audio só deverão ser ligados se houver uma indicação do moderador.

Em sessões de vídeo conferência e gravação de vídeo é importante avaliar e testar previamente as seguintes questões:

  • iluminação e eventuais reflexos;
  • posição da câmara;
  • resolução de transmissão, em particular, se necessitar de escrever num quadro, para possibilitar a correta leitura dos participantes;
  • posicionamento do corpo relativamente à câmara; 
  • distância ao microfone (o volume poderá variar muito para os participantes). Poderá utilizar um microfone/auscultador Bluetooth para minimizar este problema.