Serviços

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Política de utilização do serviço VoIP

Na sequência da implementação de um novo serviço de comunicações por Voz baseado em comunicações IP, vulgo VoIP, surge a necessidade de definir regras e termos de utilização deste serviço. 

As regras elaboradas neste documento têm por base aspetos técnicos e logísticos, que permitem otimizar a gestão do serviço nas suas componentes operacionais e técnicas. 

Utilização do serviço

Público alvo

O público alvo utilizador desta solução são funcionários com vínculo à NOVA FCT, nomeadamente: docentes,não docentes e investigadores que exerçam funções nos setores abaixo mencionados tais como:

  • Serviços centrais da faculdade;
  • Departamentos; 
  • Locais onde existam atualmente terminais analógicos, i.e. por exemplo portarias dos diversos edifícios, telefonista e portaria da segurança.

 

Perfis de utilização

Foram contemplados dois tipos de equipamentos terminais VoIP, que estão diretamente relacionados com perfis de utilização, e que são descritos da seguinte forma:

Tipo A: Cisco CP-7841

Funcionalidades:

  • Permite a monitorização de 3 extensões adicionais; 
  • Permite associar 4 extensões;
  • SoftKeys;
  • Display monocromático com resolução 396 x 162; 
  • Switch Gigabit.

Perfis de utilizadores:

  • Coordenadores de setores;
  • Secretarias de setores. 

 

Tipo B: Cisco 3905 

Funcionalidades:

  • Permite associar 1 extensão; 
  • Display monocromático com resolução 128 x 32; 
  • Switch Gigabit.

Perfis de utilizadores:

  • Demais funcionários que não se enquadram no perfil acima referido.

 

Funcionalidades implementadas

A solução VoIP permite um conjunto extenso de funcionalidades. No âmbito da instalação e configuração da solução VoIP serão configuradas algumas das funcionalidades base do sistema, esta configuração será comum a todos as extensões telefónicas associadas a cada utilizadores. Existe todo um conjunto de funcionalidades básicas de comunicações disponíveis por omissão e que na sua maioria são disponibilizadas no terminal telefónico. Para obter mais informação, consulte a página "funcionalidades dos equipamentos".

 

Políticas de utilização do serviço

Gestão e suporte do serviço 

A gestão do serviço é da responsabilidade da Divisão de Infraestruturas Informáticas.

O suporte ao serviço é assegurado pela Divisão de Aplicações e Desenvolvimento através dos canais de comunicação dedicados para o efeito.

 

Responsabilidade do utilizador

É da responsabilidade do utilizador zelar pela correcta utilização do equipamento terminal, de modo a preservar o tempo de vida do mesmo, salvo situações em que exista um problema técnico ou defeito de fabrico do equipamento em questão.

 

Numeração Interna

Na sequência da instalação do novo serviço de comunicações VoIP, urge a necessidade de implementar regras bem definidas da numeração a ser atribuída a novas extensões. Deste modo, todos os terminais VoIP têm associado uma extensão numérica de 5 dígitos, na forma 1XXXX. Esta numeração será atribuída de acordo com o serviço/departamento ao qual o equipamento terminal associado, seguindo o plano de numeração interno.

Esta numeração é de âmbito interno, apenas serve para contactar equipamentos telefónicos que façam parte desta solução.

 

Numeração externa (DDI)

Número externo ou DDI é um número que é utilizado a partir da rede pública exterior para contactar um terminal telefónico interno na rede da FCT. Sendo esta numeração limitada e atribuída pelo operador da rede pública, sugere-se abaixo um conjunto de orientações para a sua utilização. 

  • Atribuição de DDI à componente de atendimento automático da solução VoIP;
  • Atribuição de DDI a equipamentos telefónicos que estão associados a serviços da faculdade com contacto direto com o Público; 
  • Atribuição de DDI a secretarias de Departamentos ou serviços da NOVA FCT;
  • Demais atribuições de DDI deverão estar sujeitas a atribuição superior.

Os DDI’s que à data se encontram já atribuídos deverão ser mantidos por questões de funcionalidade.  

 

Identificação de chamadas/extensões

A nova solução de comunicações VoIP dispõe de um serviço de diretório que permite identificar a chamada interna e apresentar uma identificação no visor do telefone VoIP. Contudo, este serviço requer configuração adicional e definição de regras de identificação das extensões telefónicas. Sendo que as extensões telefónicas podem funcionar em vários contextos, nomeadamente:

  1. Extensões associadas a cargos diretivos da Faculdade, (Diretor, Subdiretor(a), Subdiretor(a) Adjunto(a));
  2. Extensões associadas a Presidentes de Departamento;
  3. Extensões associadas a Pessoal docente, não docente e investigadores; 
  4. Extensões partilhadas associadas a Divisões, Serviços e Secretarias; 
  5. Extensões partilhadas associadas a espaços físicos. I.e. Portarias de edifício, Laboratórios de investigação, Salas de aula.

 

Para mais informações consulte a página do serviço.